quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Células Tronco


      Células-Tronco são células que podem  produzir células idênticas a ela mesma ou outros tipos de tecidos ,como por exemplo tecido musculares, tecidos nervosos e etc. Existem 4 tipos de células:   multipotentes , onipotentes , pluripotentes e totipotentes.
      As células-tronco tem grande importância em tratamento de doenças como por exemplo diabetes, tetraplegia, cegueira , Alzheimer e etc.
      Um exemplo de tratamento de células-tronco é o tratamento para tetraplégicos ( pessoas que não possuem movimentos do pescoço para baixo) , onde espera-se que injetando células-tronco na coluna vertebral ocorra a reparação das células danificadas podendo recuperar os movimentos que um dia tiveram ou que nunca tiveram . É bom salientar que as pesquisas sobre esse tema estão em andamento.
    O assunto células-tronco gera grande polêmica. Por exemplo, a religião, acredita que a partir do momento  em que o espermatozoide fecunda o óvulo, a célula ovo formada, já é um ser vivo e esse “material biológico” não pode ser utilizada para pesquisa ou tratamento .
 
Seria importante que as pessoas fossem orientadas sobre esse assunto, para haver reflexão e discussão e menos preconceito. 

Willian, Ícaro, Julia, Luciana, Luana 
9°ano C

Um comentário:

  1. Muito bom conteúdo alunos estou fazendo meu TCC sobre o mesmo tema estou no 3º de enfermagem.
    Por ser um tema muito restrito tenho N dificuldades principalmente na coleta de dados dentro do hospital.
    Mas é isso ai estou sempre lendo artigos e o de vocês esta muito bom.

    ResponderExcluir